segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Agora chegou a hora de continuar a falar ...



Depois do colegial no Colégio São José, em São Bernardo, comecei minha faculdade de Arquitetura em Santos e aí, o mundo ficou bem maior pra mim.
Morando em uma república e cheia de maquetes e projetos para fazer, precisei virar gente grande e me preocupar em pagar algumas contas. Algumas, porque a faculdade teve no começo o “mãetrocínio”.
Comecei a praticar e me apaixonar pelo mundo das vendas.
Uni a razão e a emoção e escolhi os produtos Natura para vender:
Razão porque precisava da comissão para comprar esquadros, materiais, nanquim, etc. e emoção porque adorava a ideia de ter o ma-ra-vi-lho-so estojo de maquiagem. Era um material de demonstração, mas confesso que torcia para que nenhuma cliente gastasse as lindas sombras, batons, blushes e bases do estojo .... mas pra vender, tinha que deixar acontecer.
Inventei uma metodologia diária de trabalho: levava para onde fosse, uma sacola com produtos que incluía em meus pedidos para ter pronta-entrega. A meta era vender 4 produtos diários !
Sempre procurava ter na sacola, produtos adequados às pessoas que iria encontrar + lançamentos + produtos campeões de vendas (apesar de que na época, 1984, poucos eram campeões).
Assim comecei a criar a marca pessoal “A garota com a sacola dos melhores cosméticos” e desenvolvi minha carteira de clientes, onde anotava as principais informações para uma nova venda daí algumas semanas.
Tudo era muito informal, anotado no talão de pedidos com folha de carbono e em fichinhas que fiz com o cadastro.
Cada produto que entregava, colava uma etiqueta com meu nome e telefone e alguns clientes diziam que decoraram meu telefone porque no banho, olhavam a etiqueta do Shampoo o tempo todo ... rss
Vendi alguns produtos que nem existem mais e faziam super sucesso na época como o Terre Detè (pó para efeito bronzeado para passar principalmente nas pernas, evitando que as canelas brancas chamassem atenção), linha Somma com produtos para o corpo, com Algas Marinhas e Desodorante Ritual.

Que fase desafiadora, com lembranças que inspiram novos textos em breve.